quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

DILMA ROUSSEFF CHEGA AO HAITI APÓS VISITAR CUBA

A presidente Dilma Rousseff chegou nesta quarta-feira ao Haiti para conversar sobre questões econômicas e de imigração, após uma visita a Cuba, onde assinou acordos comerciais e conheceu o ícone revolucionário Fidel Castro.

Dilma foi recebida em Porto Príncipe pelo presidente haitiano, Michel Martelly, e pelo primeiro-ministro, Garry Conille.

Uma grande faixa no aeroporto dizia "Bem-vinda à nossa casa".

Os líderes se dirigiram imediatamente ao palácio presidencial para iniciar as negociações, que devem se focar nos esforços do Brasil para lidar com os refugiados haitianos que chegam ao país desde janeiro de 2010, quando um terremoto devastador atingiu o Haiti.

Na segunda-feira, o Brasil anunciou que alocou mais de US$ 500 mil para ajudar os mais de 4 mil imigrantes haitianos que estão recebendo o visto de residência permanente.

Os Estados do Acre e do Amazonas, que fazem fronteira com o Peru, viram chegar ao país um grande número de haitianos ilegais desde o terremoto, que deixou 15% de toda a população do Haiti --de quase 10 milhões de pessoas-- desabrigada ou morta.

O Brasil também lidera a Minustah, a missão militar da ONU no Haiti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário