quinta-feira, 26 de abril de 2012

Reposição hormonal nem sempre é indicada para tratar menopausa


A menopausa acontece entre 45 e 55 anos de idade e corresponde a última menstruação da mulher. É quando os ovários param de funcionar e de produzir hormônios.
São muitos os sintomas que vão variar de pessoa para pessoa. Ondas de calor, irritabilidade, oscilação de humor - a mulher alterna períodos de alegria e de tristeza -, depressão, secura vaginal, diminuição do apetite sexual. Modificação também do formato do corpo, de violão para pêra, a mulher passa a acumular mais gordura na região abdominal.
É desanimador, mas os médicos garantem que dá para diminuir bastante estes sintomas. Para cada mulher há um tipo de tratamento. O certo é que este é um momento de mudança, física e de hábitos.
A ginecologista Viviane Monteiro explica que a reposição hormonal nem sempre é indicada. “Já existe a fitoterapia também disponível, além de modificação do hábito de vida, exercício físico, alimentação balanceada, não beber, não fumar, são medidas bastante importante. Fora isso, pacientes que apresentam contra-indicação ou não desejam fazer reposição propriamente dita, existem medicações que vão atuar na melhora destes sintomas relacionados à menopausa”.
Estudos científicos mostram que desconfortos como as ondas de calor também diminuem com a ingestão de soja. Basta consumir alguma destas porções diárias:
- dois copos de leite de soja
- duas colheres de sopa de soja em pó durante o almoço
- soja cozida que pode substituir o feijão
- queijo de soja
- soja torrada com sal que pode substituir petiscos como amendoim
Quando a socióloga Ana Cristina da Matta começou a sentir calores, o médico indicou o tratamento a base de soja: em cápsulas, farinha, leite, sucos e em grãos. “Me sinto muito mais disposta, as ondas de calores são muito menos intensas e eu percebo que a pele está muito melhor”, afirma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário