quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Obama declara área atingida por Sandy como zona de catástrofe




O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, declarou nesta terça-feira (30) como zona de catástrofe as áreas de Nova York e Nova Jersey atingidas pelos fortes ventos e a ressaca do ciclone Sandy.

A declaração, divulgada pela Casa Branca, coloca à disposição dos governos e comunidades locais os fundos, equipes e funcionários do governo federal necessários para enfrentar as consequências do desastre e socorrer os afetados pela tempestade, que matou 15 pessoas nos EUA.



Em Maryland, uma mulher bateu com o carro em uma árvore e faleceu. E, na Virgínia Ocidental, outra mulher colidiu com um caminhão em meio a uma tempestade, informou a polícia. A tempestade Sandy matou pelo menos 67 pessoas em sua passagem pelo Caribe, 51 delas no Haiti. Uma mulher morreu no Canadá por causa da tempestade.
A tempestade deixou milhares de pessoas sem eletricidade de Maine até Carolina do Norte, forçou a suspensão de 13 mil voos de companhias aéreas comerciais em mais de uma dúzia de aeroportos da Costa Leste do país e suspendeu as atividades dos governos na região.

O Serviço de Previsões Hidrometeorológicas indicou nesta terça-feira que o centro do ciclone tropical se movimenta pelo sul da Pensilvânia e poderia se dirigir na quarta-feira (31) para o Canadá.
A chegada em terra firme de "Sandy", com ventos sustentados de 125 km/h, causou ressacas de até quatro metros em áreas de Nova Jersey e Nova York.
Nova York e sua área metropolitana (19 milhões de habitantes) amanheceram hoje sem transporte público, com grandes interrupções no abastecimento de energia e com todos os aeroportos e quase todas as pontes e túneis da cidade fechados.

Apesar da diminuição do nível das águas (cerca de dois metros), que melhorou um pouco a situação, rajadas de vento de até 100 km/h persistem e lembram que Sandy ainda está presente

As escolas, universidades, museus, grandes empresas, a sede das Nações Unidas e a Bolsa de Nova York seguirão fechadas hoje, o que contribuirá para melhorar o tráfego.

Além disso, Sandy paralisou quase totalmente a campanha eleitoral do presidente Barack Obama, que busca a reeleição, e do republicano Mitt Romney.

Nenhum comentário:

Postar um comentário