quarta-feira, 24 de abril de 2013

EM CARNAIBA ESGOTO SEM TRATAMENTO É JOGADO DENTRO DO RIO PAJEÚ



 Na cidade de Carnaiba, sertão do Pajeú pernambucano, parte do esgoto da cidade está sendo despejado dentro do Rio Pajeú. O Bairro de Carnaiba Velha, um dos mais populosos da cidade tem 100% do seu esgoto destinado ao Rio. Uma galeria de tratamento foi contruida no Governo Municipal de Tota de Juvenal entre 1993/1997 que foi abandonada na gestão dos ultimos 08 anos fazendo com que o esgoto se direcionasse diretamente para dentro do Rio Pajeú.
Segundo moradores que redidem nas proximidades, o local tem uma grande fedentina e a presença frequente de ratos, cobras, aranhas e pernilongos. Dificilmente a noite se consegue dormir com tanta preocupação e o mal cheiro.
Para o Oleiro Lula Penoso, morador do local a quase 50 anos, o local não há mais solução. O mesmo afirmou que uma engenheira da Marinha ja esteve averiguando as situações no local inclusive sobre as situações das ceracas de arame farpado que estão predomindando o Rio e a galeria do esgoto que foi construida em terreno cedido pelo mesmo.
 - "Quando o esgoto vinha direto pra caixa de tratamento, não havia esse problema de presença de ratos e esse mal cheiro". Afirmou Lula que torce pela recuperação da caixa de tratamento sem querer prejudicar nome de "A" ou "B". O cano que solta os dejetos dentro do rio fica nas proximidades de uma extinta olaria de telhas de Lula, como o mesmo é conhecido no Bairro de Carnaiba Velha.
O Rio Pajeú é o único que banha a pequena cidade.  Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o rio nasce na Serra da Balança, no município de Brejinho, próximo à divisa entre os estados da Paraíba e Pernambuco. É afluente do São Francisco. O Riacho do Navio — famoso em virtude da canção de Luiz Gonzaga e do livro Caminhos do Pajeú do escritor Luís Cristóvão dos Santos — é um de seus afluentes. Nas margens do Rio Pajeú, encontramos as cidades de ItapetimTuparetamaSão José do EgitoIngazeiraAfogados da IngazeiraCarnaíbaFloresCalumbiSerra Talhada e Floresta, todas no estado de Pernambuco.
Fotos: CauêRodrigues/LucianoCosta - Carnaibanews

Nenhum comentário:

Postar um comentário