quarta-feira, 14 de março de 2012

AFA recebe visita de astronauta americano

Redação


Com informações da AFA

Jmes Alton McDivitt falou para cadetes, militares e professores
Na quinta-feira, dia 8, a Academia da Força Aérea recebeu a visita do Brigadeiro General da Força Aérea Americana (USAF) James Alton McDivitt. Ele foi recepcionado pelo Tenente-Brigadeiro-do-Ar Aprígio Eduardo de Moura Azevedo, Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER) e pelo Brigadeiro-do-Ar Carlos Augusto Amaral Oliveira, comandante da AFA.

O Brigadeiro McDivitt falou aos cadetes, professores e militares da Academia da Força Aérea, contando um pouco de sua experiência como piloto e, principalmente, como astronauta da NASA.

Biografia

O oficial general James Alton McDivitt formou-se em Engenharia Aeronáutica na Universidade de Michigan, em 1959. Voou 145 missões de combate na guerra da Coreia em aeronaves F-80 e F-86, formou-se na USAF Experimental Test Pilot School e serviu como Piloto de Teste na Edwards Air Force Base, Califórnia. Em setembro de 1962 foi selecionado como astronauta pela NASA. Comandou a Gemini IV, missão de quatro dias que percorreu 66 voltas em torno da órbita terrestre em junho de 1965, além da missão Apollo IX, que fez um voo de dez dias na órbita terrestre, em 3 de março de 1969, sendo este o primeiro voo do módulo lunar.

Em maio de 1969 tornou-se gerente de operações do pouso lunar, liderando a equipe que planejou o programa de exploração lunar e redesenhou a espaçonave para cumprir essa tarefa. Foi o gerente de programa das missões Apollo 12, 13, 14, 15 e 16. Aposentou-se da Força Aérea e deixou a NASA em junho de 1972, ocupando vários cargos de destaque em empresas renomadas. Durante a sua carreira acumulou mais de 5000 horas de voo, sendo 3500 em aeronaves a jato.



Nenhum comentário:

Postar um comentário